A vida de um piloto de automobilismo | Entrevista com Vinny Azevedo

Zaz Produções - 10 de Junho de 2021


Em uma tarde ensolarada de sexta-feira no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, encontramos um piloto treinando e preparando-se para um campeonato. Descobrimos, porém, que a corrida não havia começado ali: o trajeto começou a 2.429 km de distância do autódromo, quando o piloto paraense de automobilismo, Vinicius Azevedo Parreira – mais conhecido como Vinny Azevedo, deixou a cidade de Parauapebas (PA) para seguir um sonho distante, mas não impossível.

“Venho de uma região onde o automobilismo não tem muita cultura. No Pará, não temos infraestrutura para formar novos pilotos. Portanto, tive que abrir mão de estar perto da família que mora no Pará e mudar para São Paulo e assim lutar pelo sonho de estar nas pistas”, conta.

Na primeira etapa Mercedes-Benz Challenge, que ocorreu no último domingo (6) no Autódromo de Interlagos, o piloto garantiu dois pódios de segundo lugar. “Foi um final de semana perfeito e que deixa muito boas expectativas para a sequência do campeonato”, disse.

Para o piloto, que é filiado à Federação Paraense de Automobilismo (Fepauto), o automobilismo possui uma “atmosfera incrível, que possibilita trabalhar a superação de desafios e, em contrapartida, gera bastante networking para os negócios”.

Ao vê-lo concentrado minutos antes da corrida, é difícil imaginar os desafios que precisou enfrentar até ali. Segundo ele, as dificuldades aparecem nos bastidores. “O fechamento de patrocínio é o maior [dos desafios]. A preparação física e psicológica vem logo depois. A maior conquista é estar na pista, ativo em todas as etapas. Os resultados são consequências”, afirma.

A experiência de ter uma equipe profissional filmando e fotografando ao lado dele, em todos os momentos, foi algo novo para Vinny. “Foi um marco na minha carreira, era algo que eu sempre sonhava: ter uma equipe profissional comigo, documentando tudo o que acontece no final de semana. A ZAZ Produções virou uma grande parceira e me proporcionou isso. Fiquei muito feliz com os resultados”, declara.

Para aqueles que querem começar a trajetória no automobilismo, ele afirma que isso “não é algo inatingível”. “Basta ter garra e determinação. Eu dedico 80% da minha vida todos os dias para fazer tudo acontecer”.

Com sentimento de gratidão, ele relembra das pessoas que caminharam ao lado dele ao longo do caminho. “Quero agradecer aos meus patrocinadores Banpará, Educacoin, OPA Brasil e ZAZ Produções, que fizeram meu ano acontecer. Também gostaria de agradecer a minha família e minha namorada, Rafaela, por estar sempre comigo e me apoiando, e a minha equipe que é representada pelo meu mecânico Fábio Santos”.

“[Gostaria de] agradecer também a todo o povo do Pará que vem mandando mensagens positivas para mim”, conclui.

Texto e fotografia por Paula Mariane, da ZAZ Produções

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

SOBRE NÓS

A ZAZ Produções é uma agência especialista em eventos e cultura. Fundada em 2013, a empresa traz em sua essência toda a vontade de criar, idealizar e organizar grandes eventos em todo o Brasil e desenvolver projetos nas mais diversas áreas culturais, como literatura, música, audiovisual, artes plásticas, ballet e projetos humanitários.

post-img

Av. Paulista, 807 - 14 andar Conj. 1416
Bela Vista - São Paulo/SP
(11) 3297-9671 | (11) 95771-9872
contato@zazproducoes.com