Conteúdos a serem abordados: fomento à participação e ao controle social; acompanhamento dos conselhos; audiências públicas; reuniões comunitárias; enfrentamento às diversas formas de discriminação; promoção da cultura do diálogo; atendimento descentralizado; fomento ao orçamento participativo; acompanhamento das propostas legislativas na perspectiva do perfil institucional do MP; Liberdade de expressão.
Conteúdos a serem abordados: equilíbrio entre a unidade institucional e a autonomia funcional; elaboração e publicização de notas técnicas e enunciados que possam contribuir para a construção de ambiente político mais favorável à preservação do perfil constitucional do MP e dos entendimentos em julgados dos Tribunais e Conselhos; atuação com base em protocolos fundamentados e padronizados; fomento à implementação de políticas públicas.
Conteúdos a serem abordados: implementação das diversas modalidades de atendimento ao público (atendimento descentralizado e ampliação de canais de atendimento); fiscalização do orçamento público; atuação com base em indicadores sociais e de atuação funcional; intervenção intersetorial; atuação coordenada em âmbito estadual e regional; Atenção às Vítimas em espaços não consensuais.
12h às 14h - Almoço de Confraternização
14h30 às 15h30 - PALESTRA 02 - MINISTÉRIO PÚBLICO, ESPAÇOS CONSENSUAIS E VÍTIMA
Palestrante: Antonio Henrique Graciano Suxberger (Promotor de Justiça do MPDFT)
LANÇAMENTO DO PROGRAMA PRÓ-VÍTIMA MPPR
15h30 às 16h - INTERVALO
16h às 18h - Bloco II Salas Temáticas
Conteúdos a serem abordados: oportunidades para ampliação e aplicação dos instrumentos de acordo; elaboração de notas técnicas, enunciados e protocolos para uniformização de parâmetros para aplicação dos instrumentos consensuais; possibilidades de adoção de outras práticas autocompositivas; o uso da justiça restaurativa no âmbito dos conflitos criminais.
Conteúdos a serem abordados: oportunidades para ampliação e aplicação dos instrumentos de acordo; elaboração de notas técnicas, enunciados e protocolos para uniformização de parâmetros para aplicação dos instrumentos consensuais; possibilidades de adoção de outras práticas autocompositivas.
Conteúdos a serem abordados: importância da busca ativa para acolhimento da vítima; adoção de medidas para evitar revitimização; orientações para padronização do atendimento às vítimas diretas e indiretas.
18/03 - SÁBADO
09h às 10h – MOMENTO ASSOCIATIVO E INSTITUCIONAL
Palestrantes:
Gilberto Giacoia (Procurador-Geral de Justiça do MPPR),
Rosangela Gaspari (Corregedora-Geral do MPPR) e
André Tiago Pasternak Glitz (Presidente da APMP)
10h30 às 11h30 - PALESTRA 03– MINISTÉRIO PÚBLICO, PREVENÇÃO, PERSECUÇÃO E TECNOLOGIA/INOVAÇÃO
Palestrante:
Simone Sibilio do Nascimento (Promotora de Justiça MPRJ)
11h30 às 13h - Bloco III Salas Temáticas
Conteúdos a serem abordados: utilização de ferramentas e protocolos de investigação integrada entre as áreas, notadamente Criminal, Patrimônio Público, Meio Ambiente, CAEX; uso de recursos tecnológicos e ciência de dados na investigação.
Conteúdos a serem abordados: construção de protocolos integrados para atuação entre as áreas da Criança e Adolescente; Idoso e Pessoa com Deficiência; Direitos Humanos; Habitação e Urbanismo; Criminal.
Conteúdos a serem abordados: aplicação de tecnologias e soluções inovadoras no âmbito da atuação institucional; possibilidades de automação e inteligência artificial no MP.
Almoço e tarde - Livres
16h às 19h - Futebol Suíço/Recreativo¹ (Campo de Futebol - Hotel Bourbon)
- Atividade Opcional
16h às 19h - Beach Tennis/Recreativo¹ (Quadra de Areia - Hotel Bourbon)
- Atividade Opcional
¹ Futebol Suíço e Beach Tennis organizados por Mauro Ribas, Coordenador de Esportes da APMP.
21h - Coquetel e Festa de Encerramento com a banda Monobloco (Traje: Esporte)